quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cuidado com sua coluna!

 


É muito comum, acidentes nos rios, praias e também em piscinas, muitas vezes pela mistura de bebidas + brincadeiras. Muitas brincadeiras, mesmo quando parecem ser inofensivas, podem levar a um acidente perigoso e quando afetam a coluna, podem causar uma lesão de difícil reabilitação ou até mesmo provocar um trauma sem recuperação. Esteja atento e confira as dicas, saúde é um bem precioso.


 Fontes: colunafragil.wordpress.com / imagem: colunafragil.org.br

A piscina é um local excelente de lazer que tem um aspecto inofensivo, mas que também oferece riscos e é responsável por pacientes que tiveram lesão Raquimedular. O perigo está tanto nas quedas com impacto na borda ou escada, quanto no mergulho que gera impacto no fundo da piscina. 

- Evite mergulhar com muita velocidade ou se lugares muito alto, quanto mais rápido você chegar ao fundo da piscina mais perigoso será;

- Evite mergulhar com o corpo em um ângulo quase perpendicular na água, prefira uma “barrigada” a uma “ponta de cabeça”;

- Identifique a profundidade da piscina. O ideal é que a piscina tenha ao menos o dobro da sua altura para você mergulhar com segurança;

- Evite brincadeiras de empurrar pessoas para dentro da piscina, é fácil escorregar e bater a base da coluna (lombar) ou nuca e a cabeça;

- Evite pular na piscina com cambalhotas ou de costas;

- Dentro da piscina não suba nos ombros de outras pessoas, não faça brincadeiras onde você pode cair próximo a borda, podendo assim bater a cabeça e coluna;

- Evite pular da escada da piscina, o perigo aumenta mais quando a escada é feita de material escorregadio.

Profundidade das Piscinas

 

Vai construir, reformar ou projetar uma piscina? Então fique atento à algumas dicas que são essenciais para o bom funcionamento e segurança dos usuários das piscinas, como por exemplo: A Profundidade.

Fontes: primeiromundo.com.br / imagem: reforma-construcao.blogspot.com.br
 
A profundidade mais indicada para Piscinas Residenciais, varia entre 0,60m a 1,40m. Já as piscinas comerciais, além da profundidade, que deve ser de 0,60m a 1,80m, deve ser construída com uma borda com metragem de no mínimo 1,80m de comprimento. Ou seja, existem duas alternativas na norma: 1,20 m de “largura” para piscina residencial, coletiva ou para hotelaria; e 1,80 m de “largura” para piscinas de uso público.

Os acabamentos precisam ser adequados e seguros, como revestimentos antiderrapantes, laváveis e com inclinação suave, para preservar o sistema de drenagem (confira as opções em bordas para piscinas da Topázzio Comercial - Bordas Pool e Sithal)
Lava-pés também são obrigatórios, e devem ter com dimensões de 2 X 1m e H = 0,2m. A norma (ABNT) diz que o lavapés  deve ter 9 M2, e deve ser feito com intuito de que os usuários caminhem dentro da água, o que origina o nome “lavapés”. É obrigatório somente em piscinas de uso coletivo, não sendo exigido em piscinas residenciais.

Se o projeto ou reforma for de uma piscina usada para a prática de esportes como o vôlei na água (biribol), por exemplo, é recomendada uma profundidade uniforme, de 1,50m. Outras modalidades esportivas, como o pólo aquático, exigem uma profundidade de no mínimo 1,80m. Consulte sempre o projetista que dará a especificação correta para cada tipo de utilização.

Uma piscina  infantil exige o máximo de 0,60 m. A profundidade nas piscinas residenciais, para adultos, pode variar de acordo com a utilização. A metragem  mais indicada, nesse caso, varia de 1,40 m a 1,50 m.