quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia das Crianças - Kauan e a Lenda das Águas

Completando essas postagens sobre a água e ao mesmo tempo comemorando o dia das crianças, abaixo uma animação chamada Kauan e a Lenda das Águas para fazer a alegria da criançada.

 Kauan e a Lenda das Águas 01



Kauan e a Lenda das Águas 02



Kauan e a Lenda das Águas - Amazônia Azul

 







Como poupar a água da piscina

 


Em tempos onde a consciência ambiental deve ser discutida e praticada, saber usar os recursos naturais de maneira responsável é imprescindível. E falando na água como um recurso natural essencial para a existência da vida no planeta, saber usá-la sem desperdícios e usando artifícios como o reaproveitamento da mesma, com certeza já nos deixará no caminho certo.

Quem tem piscina em casa sabe como é bom, mas também como devem ser seus cuidados e pensando também de maneira ecológica, podemos manter uma piscina sempre boa para o uso e ainda evitar desperdícios na sua manutenção. É o que diz a matéria do site aquaticmania.com disponibilizado abaixo.

A qualidade da construção de uma piscina é vital: uma fuga que verta uma gota de água por segundo fará perder 8m³ = 8.000 litros num ano.
É fundamental inspecionar a instalação e detectar as fugas possíveis para poder repará-las imediatamente. A instalação correta do circuito hidráulico é básica para evitar perdas de água devido a problemas de união entre acessórios mal colocados.


As piscinas deveriam ser enchidas apenas uma vez e nunca esvaziadas. Deve-se manter a água em boas condições higiênicas durante todo o ano, não apenas para não desperdiçar um volume importante, mas também para garantir a própria estrutura do vaso da piscina. A água permite uma redução das diferenças de temperatura e evita possíveis fraturas do vaso devido à dilatação.


Colocar uma cobertura , quer seja automática (tipo persiana) ou manual (manta cobertor). 

  • Reduz a perda de água por evaporação em uns 70%.
    Exemplo, piscina 40m³:
    - Evaporação sem cobertura: 24 m³ = 24.000 litros / ano.
    - Evaporação com cobertura:  7 m³ = 7.000 litros / ano.
  • Mais seguro para as crianças
  • Facilita a limpeza da piscina e ajuda a poupar em produtos químicos.

Lavagem de filtros (contra lavado), apenas quando for necessário: Recomendamos reduzir as lavagens do filtro a 2 minutos (Lavagem + 0,5 minutos Enxaguamento). Além disso, recomenda-se o uso de uma solução mais tecnológica: acrescentar uma válvula automática com tempos predeterminados. Equipamentos economizadores de água de filtração.


Aproveitar a água da lavagem do filtro para outros usos , armazenando-a num depósito.


Rega do jardim : equipar com aspersor (paragem automática). Levar a água até o mesmo depósito.


Em piscinas interiores climatizadas : aproveitar a água de condensação do equipamento de climatização e devolvê-la diretamente para a piscina ou para outros usos.   


Água da chuva : instalar depósito. É água imediatamente apta para regar, para encher a piscina e muitas outras atividades em que a água potável não é uma necessidade principal.
Quero ainda acrescentar que as bordas das piscinas além de servirem para embelezá-las, também são muito eficientes para evitar escapes de água durante seu uso. Veja as belas opções da Topázzio Comercial em bordas para piscinas.


Quem muda seus hábitos melhorando-os, além de servir de exemplo positivo, também passa adiante seus conhecimentos, como uma semente germinada pronta para dar novos frutos.

Água, o ouro da terra

 

Você que diariamente, limpa sua casa, enche sua piscina, lava sua calçada, toma seu banho, pensa na importância da água para a existência da vida? Como muitas pessoas tem essa riqueza em casa, nem sempre costuma pensar nisso, mas sabendo que esse é o ouro da Terra, essa postagem, vem para  fazer um alerta e mostrar que devemos ser mais responsáveis no uso da água, essencial para a existência da vida no planeta Terra que é a nossa única casa.

Água é fonte da vida. Todos os seres vivos, dependem dela para viver. No entanto, por maior que seja sua importância, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para a permanência da vida no Planeta.
A água é, provavelmente, o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente
bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. (fonte: cnpma.embrapa.br)

A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, é a única substância comum encontrada em todos os três estados comuns da matéria (sólido, líquido e gasoso).

A água tem um ciclo na Terra chamado ciclo hidrológico que funciona assim:

As águas da superfície: - rios, lagos e mares - evaporam com o calor do sol, formando nuvens de vapor d' água.Essas nuvens produzem a chuva que escoa pela superfície terrestre e nela penetra, voltando outra vez para os lagos, rios e mares. Este ciclo mantém a vida na terra.
Para os seres humanos, a água age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.

 emsterezinha-informatica.blogspot.com


Mas de maneira globalizada, a importância da água vai além e pode interferir não só na nossa vida no planeta, mas também em tudo o que envolve a nossa vida.



Esteja atento à sua forma de utilização da água, se todos fizermos um uso responsável, esse bem tão precioso, continuará moldando a vida nessa nossa casa que é o planeta Terra. 


Veja o vídeo abaixo